(SAMBA)



Todas as publicações com o selo (SAMBA), além da própria revista SAMBA, são editadas e produzidas por Lucas Gehre, Gabriel Góes e Gabriel Mesquita. Desde 2008, quando lançaram a SAMBA #1, produzem revistas e colaboraram em publicações diversas. Além do trabalho editorial, também produzem painéis e murais, exposições, artes gráficas, entre muitas outras atividades, individualmente e em grupo.







Gabriel Mesquita é graduado licenciado em Artes Plásticas (UnB), quadrinista, artista plástico e ilustrador, criador do infame Capitão Atomo e dos ignóbeis Palhaços Tristes. Está em processo de produção do romance gráfico Canção de Antes, primeira parte publicada na SAMBA #2.

Lucas Gehre é quadrinista, artista plástico, diretor de arte e roteirista. Premiado com o segundo lugar no Concurso de ilustração da Folha de S. Paulo em 2010. Participou como cenógrafo e/ou diretor de arte de diversos curta-metragens premiados, como Ratão de Santiago Dellape e Confinado de Rafael Lobo. Publicou a coletânea de suas tiras e histórias curtas no livro Amarelo, Laranja e Vermelho.

Gabriel Góes é ilustrador, quadrinista e artista plástico. Idealizador do projeto Kowalski. Adaptou para os quadrinhos a obra de Nelson Rodrigues O Beijo no Asfalto, junto com Arnaldo Branco, atualmente trabalha na adapatação de O Vestido de Noiva. Foi por muitos anos ilustrador no Correio Braziliense e ilustra para muitas publicações nacionais, como Playboy e Super Interessante.

















SAMBA


“...nossa dica de leitura pra quem curte quadrinhos e arte e quer ver até onde essa relação pode chegar.”
-Zupi

“A revista chegou nas minhas mãos na terça passada e eu já fiz propaganda para tanta gente que nem sei por onde anda meu exemplar. Trata-se de uma compilação de pequenas histórias, com uma curadoria impecável. Além da qualidade do material e da capa sensacional.”
-Janara Lopes, Ideiafixa.com





A SAMBA é a publicação que deu o nome ao grupo. O primeiro número foi publicado no final de 2008, marcando o início das atividades do grupo, e o segundo no final de 2010. A terceira SAMBA está prevista para o final de 2012. Portanto, até o momento, um periódico bi-anual.

Uma antologia de quadrinhos que tem o objetivo de dar espaço para trabalhos de características autorais, experimentais, artísticas e alternativas. O conteúdo da publicação passa por obras de humor, de ficção realista e/ou fantástica, biográficas, séries de pinturas e outras vertentes, não existindo um tema ou gênero pré determinados.

A SAMBA, em suas duas edições, contou com colaborações de:
André Valente, Amélia Woo, Alex Vieira, Biu, Caêto, Diogo Saraiva, Daniel Lafayette, Eduardo, Belga, Elcerdo, Felder, Fabio Baroli, Lucas Gehre, Gabriel Góes, Gabriel Mesquita, Stêvz, Pedro, Ivo Verçosa, Júlio Lapagesse, Mateus Gandara, Roberta Ar, Luda, Rodrigo Urbano, João Lavieri, Jairo Neto, Pedro Franz, Witko e Vitor Batista.


Kowalski


“...[Kowalski #1] não deixa nenhum espaço desperdiçado, todas as histórias são um grande delírio.”
-Pula Pirata










Kowalski é uma série em quatro volumes, dos quais já publicados os dois primeiros (2009 e 2011). Idealizado por Gabriel Góes, sua proposta é uma mistura de humor e surrealismo noir, apresentando piadas, ou quase-piadas, ou piadas-não-engraçadas-engraçadas, ou piada-errada, ou não-piada sobre crack, suicídio e flatulências, para destacar alguns de seus temas.

Com seu conteúdo “autêntico”, propõe inversões de paradigmas. Com suas referências ambíguas, trás questionamentos sobre a realidade e não-realidade, verdade e não-verdade, sobre quadrinhos e não-quadrinhos.

Kowalski conta com o trabalho dos seguintes artistas:
André Valente, Allan Sieber, Eduardo Belga, Stêvz, Gomez, Julio Tigre, Marceleza, Virgilio Neto, Pedro Ivo Verçosa, Júlio Lapagesse, Rubens Paiva, Lucas Gehre, Gabriel Góes, Gabriel Mesquita, Guilherme de Góes, Raquel Aviani, Raquel Pellicano.



Amarelo, Laranja e Vermelho

“Suas tiras são, por assim dizer, minimalistas, filosóficas e, como ouvi recentemente, metafísicas (...), com traço tosco, quase um desapego em forma de quadrinhos. E nas poucas histórias de mais de uma página (...), seu traço dá um giro de 180 graus e se mostra moderno, rebuscado, praticamente outro artista. É o tipo dos quadrinhos que eu realmente não sei recomendar aos desavisados (...), mas tenho grande prazer em ler.”
-Pula Pirata




A coleção de três livretos chamados de Amarelo, Laranja e Vermelho, reúne desenhos, tiras e histórias curtas de Lucas Gehre (LTG), produzidas entre 2007 e 2009. Material que foi produzido em cadernos de anotações, mais por uma ânsia de extravasar idéias do que com o objetivo de publicar. O conteúdo tem uma característica muito espontânea, quase tudo feito sem esboços, direto na caneta.



Mini SAMBA

“muito mais do que uma história de 16 páginas. É uma história que ficará na sua cabeça durante dias, meses até. Bátima é um daqueles gibis memoráveis.”
-Gibi Rasgado








A série Mini SAMBA, da qual o primeiro título é Bátima, de André valente, tem o objetivo de realizar publicações acessíveis, vendidas por cinco ou seis reais. Ao mesmo tempo, é criada uma tiragem especial, no caso do primeiro volume são cem exemplares com uma linogravura numerada e assinada encartada como sobrecapa, vendidos a quinze reais cada. A idéia é unir os dois conceitos, tanto um objeto gráfico sedutor, quanto um gibi acessível, fica a critério do leitor.

Outros autores serão publicados ao longo de 2012, e cada tiragem especial deve acompanhar um item diferente.
Alguns dos nomes que irão produzir para a coleção Mini SAMBA no futuro próximo: Diego Gerlach, Virgílio Neto, Gabriel Góes, Lucas Gehre, Gabriel Mesquita, entre outros.





Além de cada um dos editores desenvolver uma pesquisa individual em artes visuais, juntos realizam murais permanentes, desenhos coletivos e performances de desenho/pintura ao vivo. Agindo mutualísticamente como (SAMBA) consideramos produzir trabalhos que possuem uma identidade particular a si mesma.

Em nosso contato com outros grupos de produtores e artistas independentes, realizamos intercâmbios de trabalhos e publicações, criando uma rede alternativa de distribuição e produção. Em nossa loja, além de nossas coisas, temos alguns trabalhos de outros grupos e pessoas com quem nos relacionamos.


Veja como adquirir as publicações e outros produtos aqui.