18.1.13

Um pouco sobre crowdfunding

Em 2012 descobrimos o crowdfunding, ou financiamento colaborativo. Já tínhamos ouvido falar, estudamos um pouco e resolvemos tentar financiar dois projetos com o Catarse, um site que é uma ferramenta para o tal crowdfunding.

Página inicial do site do Catarse

O primeiro que fizemos foi a adaptação para o audiovisual baseada nos quadrinhos de Gabriel mesquita, os Palhaços Tristes. Pedimos uma quantia honesta, sabendo que teríamos que buscar mais recursos, mas fomos bem sucedidos, conseguimos realizar a produção e o financiamento com uma página no catarse.me. O projeto também contou com a (SAMBA), Rafael Lobo (o diretor) e Alex Vidigal como produtores executivos. Mais material sobre o filme pode ser visto aqui.

Logo depois do Palhaços Tristes encerrar a captação, criamos uma página no catarse.me para a SAMBA 3, nossa principal publicação, uma antologia de quadrinhos autorais. Pedimos o valor equivalente ao custo de impressão da revista e mais uma vez fomos bem sucedidos e conseguimos, nos dois projetos, um pouco mais do que o valor mínimo pedido, o que foi muito bem-vindo. 
 
 


Vale lembrar que ao longo do ano vários amigos tiveram experiências similares com o financiamento colaborativo, para citar alguns, o filme Azul de Beatriz, de Bruna Carolli, a HQ o Beijo Adolescente de Rafael Coutinho, a coletânea de tiras Ryotiras Omnibus de Ricardo Tokumoto, a revista de arte brasiliense Nil, todos conseguiram o valor pedido. Nesse momento tem um projeto de quadrinhos interessante de Daniel Werneck, Shogun dos Mortos, começou a captação a poucos dias e já conseguiu. Aliás, com certeza existem vários projetos interessantes que você poderia querer apoiar em fase de captação agora, vale dar uma olhada no site do Catarse.

Parece que essa ferramenta colaborativa está funcionando, pelo menos para bastante gente. No caso específico dos quadrinhos que visam um livro impresso, o crowdfunding funciona essencialmente como uma pré-venda. Isso é excelente pro editor independente. Pra (SAMBA) significa que vamos imprimir nossa publicação nova sem ter quase nenhum custo financeiro com a impressão e lançar a revista com uma porcentagem da tiragem já vendida, o que vem a calhar, devido às famosas dificuldades de distribuição.

Acreditamos que esse sistema de captação pode ser uma boa alternativa aos velhos editais e apoios do governo, além da publicidade, para conseguir recursos, principalmente para projetos independentes, difíceis de vender e financiar pelos meios mais tradicionais. Que bom que existem meios novos de viabilizar as coisas.

Enfim, mais uma vez a (SAMBA) agradece a todos que apoiaram os nossos projetos. Esperamos que cada vez mais pessoas consigam viabilizar suas empreitadas por meio do crowdfunding e que venham cada vez mais alternativas para a produção independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário